Zero Hora Diário Gaucho ClicRBS
Contato direto com o consumidor e data estratégica para o lançamento de divulgações, o Carnaval foi o período escolhido pelo Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil (STICC) para comunicar sua campanha de novos associados para 2014. A plataforma escolhida foi o Diário Gaúcho e o seu projeto de carnaval: Carnaval do DG – Camarote Folia, como estratégia de promoção da melhoria do alcance no relacionamento com seu público.

Ancorado em dois pilares principais, o Carnaval do DG concentrou suas soluções na força editorial, utilizando a relevância do jornal que fala com o público interessado no universo do Carnaval durante o ano, através da sua coluna Chora Cavaco, e na aproximação direta com o público de interesse para marca parceira, através do Camarote Folia. O foco estratégico do projeto foi construído, desta forma, com o objetivo de levar um grande volume de informação ao público, garantindo ampla visibilidade ao parceiro fundamentada em pertencimento, informação e entretenimento.

Atendendo à necessidade do STICC de unir frequência e visibilidade para trabalhar o seu conceito de branding, divulgar serviços e benefícios e chegar a uma etapa de call to action junto aos potenciais associados, o Carnaval do DG contou com cobertura de uma página diária sobre o carnaval de Porto Alegre, de segunda a sábado, no período de 1º de fevereiro a 10 de março, sempre acompanhada de mídia proprietária da marca. No mesmo período, a média de leitores impactados pelo Diário Gaúcho é de 22 milhões de leitores, ou o equivalente a mais de 1600 Complexos do Porto Secos lotados. Além do volume elevado de mídia, do comprometimento editorial e de aproveitamentos exclusivos, como oferecimento em vídeos produzidos especialmente para a cobertura, o projeto previa ainda ações de relacionamento, com foco no engajamento com os associados. Esta etapa realizou-se através dos Camarotes Folia, oferecidos pelo Diário Gaúcho e STICC nos principais ensaios da Banda da Saldanha, reconhecido grupo de Samba de Porto Alegre e único bloco fora do Rio de Janeiro a apresentar-se no carnaval de rua carioca.

Nos camarotes, a customização do ambiente contava com a assinatura de Diário Gaúcho e STICC em toda cenografia, e a animação foi garantida aos foliões com espaços customizados para fotografias, adereços e acessórios para o público utilizar, distribuição de leques e copos com a marca do patrocinador e ambientes de descontração para garantir a animação ou o pit stop na folia. Com duas cotas de patrocínio, o projeto garantiu visibilidade, frequência de mídia, engajamento com o target, experiência para o público da marca através do Camarote Folia e possibilidade de acompanhamento do retorno sobre o investimento através das métricas de procura por associação ao Sindicato no período.


Soluções: Fluxo em Loja, Experiência, Engajamento


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